domingo, 26 de abril de 2009

Quem foi : MANUEL CAMILO DOS SANTOS


Na Maioria das vezes desperdiçamos muito tempo, precioso tempo, com coisas e causas vãs,"vã como a sombra que passa"( Manuel Bandeira), e que a nada nos leva.
Nós guarabirenses desconhecemos o tão importante poeta popular, MANUEL CAMILO DOS SANTOS,que nasceu em Guarabira no dia 09 de junho de 1905, onde até os dezoito anos de idade trabalhava como agricultor, posteriormente mudando-se para João Pessoa, exercendo a profissão de marceneiro, e que apartir de 1940, define-se como poeta popular.
Inquieto, retorna para Guarabira em 1942, onde abre uma folheteria SANTOS, que provocado pelo sucesso e prosperidade, transfere-se para Campina Grande, onde abre a folheteria com o nome de ESTRELA DA POESIA.
Camilo editou de sua autoria, mais de 450 poemas, tendo entre eles uma obra prima"Viagem a São Saruê", que recebeu uma versão para o Francês, " Voyage a São Saruê", feita pela professora Idelete Muzart.
Na verdade, quanto tempo perdemos em desconhecer todos estes talentos.
Além de poeta popular, Manuel Camilo foi tipógrafo, xilógrafo, escritor e editor.

Um comentário:

  1. Já conhecia este mito do cordel guarabirense. Essa poesia, Viagem a São Saruê, recentimente foi lembrada no filme "O homem que desafiou o Diabo" da Globo Filmes, onde Ojuára (Marcos Palmeira) segue em busca dos "rios de leite" do País São Saruê.

    ResponderExcluir