terça-feira, 21 de abril de 2009

Quem foi Luzia Tereza



Conhecí a trajetória de Luzia Tereza através de Altimar Pimentel, em sua visita a Secretaria de Educação e Cultura de Guarabira, quando eu estava gestor, mas são Raros os guarabirenses que conhecem a história desta mulher fantástica, que nasceu em Guarabira, como ela mesma dizia: "nasci nos arrabaldes de Guarabira", referindo-se que teria nascido na área rural da cidade, em 15 de março de 1909 e faleceu em 31 de maio de 1983.
Esta extraordinária contadora de estórias populares, é considerada pelo Nucleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular, da UFPB/PRAC/COEX, como uma das mais pródiga(o)s narradora(e)s de estórias do mundo.
Só para efeitos comparativos, Luzia Tereza guardava em sua memória, 236 narrativas de estorias populares, superando os irmãos Grimm, que juntos memorizaram aproximadamente 200 estórias.
"Não é apenas o fenômeno da memorização que distingue Luzia Tereza, mas o fato de concentrar no corpus constituido pelos contos por ela narrado o saber, a psicologia, o modo de pensar e sentir da gente simples, iletrada, que tem na oralidade seu meio de comunicação que, na verdade é o repositório das tradições mais legítimas de nossa nacionalidade. ( Altimar Pimentel).
Luzia Tereza não teve propriamente o que chamamos de infância, brincadeiras, diversões, coisas próprias da idade. Menina Rural, que com oito anos perdeu sua mãe, tendo que criar ou cuidar dos seus irmão menores, só vindo casar-se aos vinte e cinco anos, com um viúvo, onde viveu com este até os últimos anos de vida.
Dentre as 236 estórias narradas por Luzia, podemos citar:" A Serra do Sino", "O Corpo sem Alma", "Os Dois Vaqueiros " e tantos outros.
No dia 31 de maio próximo, Luzia Tereza completa 26 anos de morte, merece pelo menos, uma missa em sua memória.

2 comentários:

  1. Belíssima estória de Luzia Tereza. Guarabira tem o dom de reunir personalidade bem interessantes. Viva a memória guarabirense!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, professor, espero que nos traga mais textos da série "Quem foi..." parabéns!

    ResponderExcluir